Acampamento - Mordida do Gigante
- Fê & Tai
- 28 de jun. de 2016
- 3 min de leitura

Onde: Mordida do Gigante - Guabiruba/SC
Quando: 25 e 26.06.16
Altitude: 640m acima do nivel do mar (aproximadamente)
Trajeto: 3,4 quilômetros
Ainda não encontramos uma palavra para descrever o que vivemos neste acampamento. Todas as emoções que sentimos em nossas aventuras parecem se repetir. Pra quem lê, talvez. Pra nós, que vivemos cada evento é um gostinho especial e peculiar e já já você vai entender porquê.
Éramos 12 aventureiros, mais o Pow. A intenção de alguns era acampar, os outros subiram a trilha pra retornar à noite. O trajeto de ida, com percurso de 3,4km, teve duração total de 2 horas, com mochila nas costas. Não chegamos a pesar as nossas, mas as mochilas da galera pesavam entre 6 a 13 quilos. O retorno foi um pouco mais lento, pois além da cargueira, a dificuldade era descer a parte mais alta da trilha, que era estreita e bastante inclinada. O chão estava um pouco liso também, por causa da umidade.
O Pow se divertiu muito. Passeou com tranquilidade o percurso inteiro e ainda retornava para nos encontrar, pra conferir se estava “tudo bem”. Nos trechos mais dificultosos, os amigos o ajudaram a subir e descer troncos e pedras. Se sujou, farejou e demarcou território até cansar, como manda o figurino.
No sábado, chegamos antes do horário previsto. Montamos as barracas com calma, apreciamos a paisagem, fizemos um lanche e algumas fotos. Ao escurecer, a rapaziada começou a fazer o fogo pro jantar. O cardápio da galera era variado: linguiça, pão, patê, calabresa, ovo, batata assada, frango assado (sim!), refrigerante, miojo, risoto liofilizado¹ (não recomendamos para esta ocasião!). O café da manhã seguiu o mesmo ritual.
A visão noturna do topo do pico também merece um parágrafo. O contraste da imagem abaixo é grande. Uma sensação de estar longe de tudo, mas abraçando o mundo ao mesmo tempo. Do topo, é possível ter visão das cidades de Brusque, Guabiruba, Gaspar, Blumenau, Ilhota, Itajaí, Navegantes e Vidal Ramos. É alto e estratégico. Tirem suas conclusões:
Depois de muitas risadas, conversas e trocas de experiências ao redor da fogueira, decidimos descansar. Sono leve das 21h às 01h. Foi preciso um relaxante muscular e Neosaldina pra conseguir fechar os olhos. O Pow estava inquieto, os pés não esquentavam e o vento que batia na barraca fazia um barulho muito chato perto das nossas cabeças. Tentamos fazer uma maracutaia com elásticos e ferro, mas não deu certo. Logo, o vento parou e conseguimos dormir até amanhecer.
No dia seguinte, tínhamos a intenção de acordar cedo pra assistir o nascer do sol. A galera começou a acordar a partir das 5h. Levantamos da barraca umas 6h30min. O sol nasceu a partir das 7h. Muitas nuvens, mesmo assim o espetáculo foi lindo. Fizemos o desjejum com calma, compartilhando comida, ao redor da fogueira. De alguma forma, neste tipo de atividade, todos se complementam e compartilham aquilo que tem.
Hora de partir. Desmontamos as barracas, juntamos o lixo nas sacolas, queimamos o que era devido e apagamos a fogueira. Iniciamos o trajeto de retorno às 9h e chegamos às 11h15. Como disse, a parte mais alta da trilha era bastante difícil, ao ponto de termos que descer “de bundinha”, um de cada vez e com ajuda dos mais fortes e experientes.
Parceria.Companheirismo. Humildade. Alegria. Equipe. União.
Isso é o que resume o final de semana maravilhoso que tivemos.
“A natureza nos oferece felicidade através de lugares magníficos, é preciso apenas parar e olhar.”
Querem mais detalhes, vejam o vídeo:
¹ Liofilização ou secagem a frio (freeze dry) é o mais nobre processo de conservação de produtos biológicos conhecido, pois envolve os dois métodos mais confiáveis de conservação, o congelamento e a desidratação.
Sem conservantes ou produtos químicos, é o processo mais adequado para preservar células, enzimas, vacinas, vírus, leveduras, soros, derivados sanguíneos, algas, bem como frutas, vegetais, carnes, peixes e alimentos em geral. (...) Os produtos liofilizados não sofrem alterações de tamanho, textura, cor, sabor, aroma, teor de vitaminas, sais minerais, proteínas, etc. e, quando conservados adequadamente, mesmo em temperatura ambiente, resistem intactos por muitos anos. Fonte: http://www.liotop.com.br/o-que-e-liofilizacao/.
Comments