top of page

Trilha - Lagoinha do Leste

  • Fê & Tai
  • 12 de jun. de 2016
  • 3 min de leitura


Encontramos mais um pedaço de paraíso pertinho de casa. Fizemos a trilha da praia de Lagoinha do Leste num dia lindo de inverno, sol e céu azul e natureza sem igual.


Saímos de Brusque no sábado à noite, sentido Florianópolis. Nos hospedamos no Casa Albergue Hostel, no bairro Trindade (mesmo bairro da UFSC - Universidade Federal de SC). Escolhemos o hostel na Trindade (relativamente longe da trilha), pois não haviam opções disponíveis na região sul da ilha, afinal, queríamos levar o Pow e dormir em quarto privativo, pra que não tivéssemos problemas com ele. Os dogs são super bem vindos e na casa existe um espaço bem bacana para que eles possam circular.

O hostel era bastante agradável. Dispõe de cozinha completa com fogão, geladeira, mesas, xícaras, talheres, panelas entre outros aparatos e banheiro com chuveiro quentinho perto do quarto. Nos arredores do albergue tem farmácia, mercados locais, e agências do Banco do Brasil e Itaú.


Já era tarde quando nos instalamos. Tínhamos somente tempo pra ajeitar as camas, comer algo e descansar para o dia seguinte, que nos reservava um dia repleto de momentos maravilhosos.


Acordamos às 8h30, tomamos café e arrumamos tooooda a tralha novamente para seguir.


Saímos sentindo praia Pântano do Sul, local de início da caminhada de uma das trilhas que leva à Lagoinha do Leste. Existe uma outra trilha que é mais longa e difícil, mas não conhecemos ainda. Deixamos o carro num estacionamento em frente à estradinha que dá acesso para a trilha, pagamos R$ 20 e o carro ficou guardadinho lá o dia todo. De quebra, recebemos várias dicas do senhorzinho do estacionamento, que foram bastante úteis.


O acesso para a trilha começa em uma rua residencial de lajotas. Subimos uns 400m até encontrar o acesso para a trilha, à esquerda, está sinalizada com placa e tudo mais… Vejam:


No início não tem mistério. A demarcação do caminho é super bem feita. Ao longo do percurso, basta seguir as trilhas abertas que não tem erro. Todos os caminhos levarão ao destino final. A primeira trilha termina na Praia da Lagoinha do Leste, com distância total de 3km.

Ao chegar na praia à direita você verá um morro com bastante pedra. Pra ter acesso a esse morro e bater essas fotos lindas, é necessário percorrer mais um trecho de aproximadamente 40 minutos até chegar às pedras mais altas do morro. O visual vale todo o esforço.

Indicamos que você preparado!


Calçado adequado: um bom tênis será fundamental para o trajeto seja feito com tranquilidade. Escolha por um calçado de solado com garras antiderrapantes, que dá bastante aderência na pisada. Nós utilizamos o Salomon Speedcross 3. Foi uma salvação! O Salomon não nos deixou na mão em nenhum momento. Existem trechos da trilha que é preciso fazer uma escalada íngreme nas pedras. As garras, neste caso, fazem toda a diferença e dão mais segurança para a atividade.


Lanche e hidratação: leve quantidade abundante de água ou outra bebida de preferência, pois mesmo em dias de frio, a boca fica seca e a água dá um fôlego pra continuar. Levamos uma mochila com três squeezes (duas para nós e uma para o Pow). Ao longo do caminho existe um córrego de água cristalina, dizem que a fonte de água dos moradores da praia vem dali. No retorno da trilha, tomamos desta água e deu tudo certo (kkkk). Sobre o lanche, existem várias possibilidades. Bolachas, sanduíche, wafer, salgados, barra de cereal, carboidrato em gel, tripinhas de mel ou doce de leite, enfim. Indicamos tudo aquilo que forneça energia e seja leve para carregar na mochila.



 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Acompanhe-nos também:
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

Aventura de férias

Brusque/SC

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
bottom of page