Eco 360º - Bombinhas
- Fê & Tai
- 15 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Um sábado lindo de sol e nós em casa… Nenhum programa à vista para o final de semana. Como assim? Dia lindo como este e vamos ficar em casa? Bora inventar alguma coisa! Pesquisa vai, pesquisa vem. Eis que aparece no nosso feed de notícias uma publicação sobre o Eco 360º, em Bombinhas. FeShow. Pertinho e fácil de chegar, é pra lá que vamos. Domingo de manhã: a regra é acordar cedo e partir sentido litoral ("Duas manés... Sentido litoral...").
O local é de fácil acesso, não fosse o trânsito que às vezes se pega pra entrar nessas praias. Dessa vez foi tranquilo. Chegamos lá por volta das 10 horas. Pra entrar, é cobrado uma taxinha como forma de ajudar a manter o local, que dá acesso à trilha e ao museu do mar. Ali, podemos observar muitas ossadas de tubarões e artefatos encontrados na região oceânica de Bombinhas. Além de outros materiais que são provenientes de intercâmbios entre museus desse estilo.
Tivemos uma ótima conversa com o senhor que cuida do local e ele nos contou que a nossa região possui muitos Cações (nome comercial do tubarão), mas que tubarões não costumam atacar pessoas. Inclusive, é interessante que quando um tubarão ataca alguém, o fato sempre vira notícia na mídia e gera polêmica... Mas ninguém percebe a quantidade de "tubarão" que os humanos consomem todos os dias. Ele nos disse exatamente assim: quando um tubarão ataca o homem é tratado como "tubarão", mas quando o homem o ingere, é chamado de "Cação". Percebem a diferença? A única coisa que muda é a maneira de se referir. O animal é o mesmo. E toneladas de Cação são consumidas todos os dias por nós humanos. :(
Depois da visita, subimos a trilha até o mirante. Local tranquilo, trilha bem leve, sinalizada e com toda a segurança necessária. Permitida até pra crianças. Entre pedregulhos e pedras gigantes, a natureza e a visão se embeleza a cada passo. Na altura do mirante, é possível ver todas as praias que rodeiam. Se você se concentrar ao fundo da imagem, consegue ver a cidade de Tijucas.

A volta pra casa foi de muitos suspiros. Mais uma vez, retornando satisfeitas e cheias de energia para encarar mais uma semana.
Comments